


Talentos de Jesus de Corbélia se prepara para a IV Copa Aurinegro
11 de março de 2025


Prefeitura de Corbélia negocia implantação de posto do INSS para atender moradores
13 de março de 2025A Prefeitura Municipal de Corbélia deu um importante passo na inclusão e acessibilidade ao implantar vagas preferenciais para pessoas com autismo em frente à sede da Prefeitura e em frente a todas as escolas, CMEIs e colégios da cidade.
A ação visa garantir maior comodidade e respeito às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
As vagas estão devidamente sinalizadas no solo com o símbolo característico do autismo: uma fita composta por peças de quebra-cabeça coloridas.
Essas vagas são de uso exclusivo para pessoas com autismo e a administração municipal pede a colaboração da população para respeitá-las, garantindo que os beneficiários possam utilizá-las de forma adequada.
Além da implantação das vagas exclusivas, a Prefeitura orienta as famílias de pessoas autistas a buscarem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Este documento facilita a identificação das pessoas com autismo, substituindo laudos ou relatórios médicos comprobatórios.
Com a carteirinha, o autista tem prioridade no atendimento em serviços essenciais como saúde, educação e assistência social.
Nos estabelecimentos privados, o direito de prioridade também é garantido em supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral. Além disso, a identificação na carteirinha inclui dados tanto da pessoa autista quanto dos responsáveis, auxiliando em situações em que a pessoa possa se perder.
As famílias interessadas podem procurar o CRAS em qualquer dia da semana, dentro do horário de atendimento das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h, para solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA e obter mais informações sobre os serviços disponíveis.
Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista:
* RG e CPF da pessoa autista;
* RG e CPF do responsável;
* Fotografia recente digitalizada (nas proporções de documentos oficiais e com boa resolução para impressão);
* Laudo médico digitalizado contendo os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), assinatura e carimbo de identificação do médico com CRM;
* Exame de tipo sanguíneo digitalizado.