Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
1 de julho de 2025Corbélia terá pista de mói e se consolida como referência em eventos automotivos
3 de julho de 2025Nesta quarta-feira, 02, Corbélia realizou a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Família em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. A programação durante a manhã foi realizada no Centro Cultural Vereador José Rubin, reunindo mais de 80 participantes, entre representantes do poder público, sociedade civil, trabalhadores do SUAS e entidades sociais.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência teve como principal objetivo avaliar as políticas públicas de assistência social no município, debater os avanços e desafios enfrentados e propor diretrizes para o fortalecimento e aprimoramento dos serviços voltados à proteção social.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é a estrutura pública que organiza, em todo o território nacional, os serviços, programas, projetos e benefícios voltados à proteção social. Implantado oficialmente em 2005, o SUAS tem como atribuição garantir a assistência a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo o acesso a direitos, o fortalecimento de vínculos e a superação de desigualdades. É por meio dele que a política de Assistência Social deixa de ser assistencialista e passa a ser uma política pública com planejamento, controle social, financiamento e participação democrática.
A abertura do evento contou com uma apresentação cultural da oficina de Ginástica do CRAS de Corbélia. O grupo, composto por crianças e adolescentes, emocionou o público com uma performance preparada com dedicação sob orientação da professora Roselaine Zanatta. Mais do que atividade física, o trabalho com os jovens promove autoestima, autonomia, convivência comunitária e qualidade de vida.
O assessor técnico Luiz Felipe de Souza conduziu a cerimônia com dinamismo, garantindo organização e fluidez a toda a programação.
Compuseram a mesa de honra, diversas autoridades municipais e regionais:
- Secretária de Assistência Social e Família, Chayene Conti
- Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora do CREAS, Valdirene Midding Stefanello
- Chefe de Gabinete, Lucélia Wendt Schmitt, representando o Prefeito Municipal
- Vereador Eli Stefanello, representando a Câmara Municipal
- Diretora de Proteção Social dos Distritos, Marily Skottki
- Diretora de Gestão do SUAS, Dalila Trevisan
- Diretora e Coordenadora do CRAS, Regiane Ferreira
- Diretora de Proteção Social Básica e Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Nédila Simon
- Juíza Substituta da Comarca de Corbélia, Linckse Bianca Oliveira
- Chefe do Núcleo Regional de Cascavel da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Madson Oliveira
Durante os pronunciamentos, a Secretária de Assistência Social e Família, Chayene Conti destacou o papel fundamental da conferência como espaço de diálogo e construção conjunta:
“A Conferência Municipal é um espaço essencial de escuta e construção coletiva. Este ano, tivemos a oportunidade de reunir usuários, trabalhadores, gestores e entidades para refletirmos juntos sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social em Corbélia. A Assistência Social se faz com diálogo, coragem e compromisso com quem mais precisa, e essa Conferência é a prova viva disso.”
Em seguida, foi aprovada a leitura do regimento interno, documento que norteou os trabalhos do evento, garantindo participação democrática em todas as etapas.
A Palestra Magna do evento foi conduzida por Simone Beatriz Ferrari, Secretária de Assistência Social de Toledo (PR), que compartilhou sua ampla experiência em políticas públicas, orçamento, controle social e políticas de gênero. Sua fala provocou reflexões profundas sobre os caminhos trilhados pelo SUAS ao longo dos últimos 20 anos e os desafios que ainda se impõem.
No período da tarde, a programação teve continuidade no Centro de Convivência do Idoso – Irene Bona Turra, onde os participantes foram organizados em rodas de conversa, grupos temáticos e plenárias. Nesses espaços, foram debatidos cinco eixos centrais:
- Universalização do SUAS
- Aperfeiçoamento contínuo do SUAS
- Integração de benefícios e serviços socioassistenciais
- Gestão democrática, informação e comunicação transparente
- Sustentabilidade financeira e equidade no financiamento do SUAS
Durante os grupos temáticos, os participantes elaboraram propostas e discutiram estratégias para o fortalecimento das políticas sociais no município. Ao final da tarde, foram lidas e aprovadas as propostas priorizadas, que serão encaminhadas à 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, representando o município de Corbélia.
Ainda na plenária final, foram anunciadas as representantes que irão compor a delegação do município na conferência estadual. Em conformidade com o regulamento do Conselho Estadual de Assistência Social, e considerando que a APAE é a única entidade local diretamente vinculada ao SUAS, Corbélia foi contemplada com uma vaga para entidade da sociedade civil:
- Delegada titular: Verônica da Silva
- Delegada suplente: Endy Bispo dos Santos
Com uma programação marcada pela escuta qualificada, participação efetiva e produção coletiva de propostas, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social consolidou-se como um espaço legítimo de fortalecimento das políticas públicas em Corbélia. A mobilização dos diferentes segmentos da sociedade destacou a garantia de direitos, a equidade e a consolidação do SUAS como instrumento de transformação soc
fonte:assessoria de comunicação de Corbélia